sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tutorial#4 TUTORIAL NUVENS DE TAGS



Obs: Estes tutoriais são criados para as aulas de Educação Digital, para então tentar sanar algumas dúvidas dos colegas, que ainda me procuram com dificuldade sobre o conteúdo!

Se você não quer saber de como foi criado e o porque foi criado o tutorial passe está parte e vá direto ao tutorial logo abaixo.

"Quando recebi a proposta de pesquisar sobre nuvens de tags, pensei o seguinte: Como Criar uma Nuvem de tags, de forma simples, que não exija muito trabalho? Até então todas as nuvens de tags que conhecia, exigia que você alterasse alguns códigos na estrutura do blog, e esse não era o pedido da professora para, que eu trouxesse a sala de aula. Então vamos as pesquisas!

Todas as nuvens que encontrei pediam a alteração no código Html, o que foi me aborrecendo  mas não desisti. Foi então que eu lembrei, eu já vi isso em outro lugar, eu já fiz isso, mas não estou lembrada. Como Tinha terminado de pesquisar o outro tutorial proposto pela professora as 04:20 e já estava caindo de sono, recorri ao meu amor platônico Brandon Boyd, coloquei sua música a tocar, o que sempre me inspira, e pimba lembrei da nuvens de tags do blogger. Ah, mas é claro que não fiz ele na mesma hora, fui dormir e começar o tutorial a tarde, porque não me aguentava mais de cansada! (...) 

A tarde, fui mexendo no Gadgets  fazendo alterações  e criando o tutorial, para os colegas dos curso, e também pra quem aqui do blogger têm curiosidade e vontade de colocar esse gadget em seu blog. 

Precisava contar a vocês como foi que lembrei da ferramenta, e como contruí o tutorial. espero que gostei do tutorial  e que tenham conseguido explicar a vocês de forma simplificada e fácil, como adicionar esse Gadgets ao seu blog!"


TUTORIAL NUVENS DE TAGS

A nuvem de Tags, proporcionada pelo blogger é simples, não é visualmente tão atrativa quanto outras nuvens de tags que se encontram pela websfera  mas foi a mais simples que encontrei para trazer a sala de aula, e também a unica que não exigiu mexer na estrutura do blog!


1º Passo: Onde está o número é onde você deve clicar, para acessar o Layout do blog, e poder adicionar o Gadget da nuvens de tags. Onde está o número dois é onde você ira clicar para procurar a nuvem de tags.


2º Passo: Assim que você clicar em Adicionar um Gadget, irá abrir a caixa abaixo, onde você procurara a opção desejada, que é a a marcada na caixinha abaixo com o número 3. 


Assim que clicar em Marcadores, ira abrir uma caixinha igual a que marquei ao lado com os números: 4,5,6,7 e 8, que estarei explicando logo abaixo para que serve cada um.

4: Essa opção está intitulada com o nome título que já diz para que serve está opção. Dentro do retângulo você poderá alterar o nome do marcadores, poderá deixar com o nome atual ou escolher outro de sua preferencia.

5: Nesta opção intitulada como 'mostrar', você poderá escolher entre duas opções: todos marcadores e marcadores selecionados. É aconselhado você escolher a segunda opção, pois assim você poderá editar, quantos e quais marcadores você deseja que apareça na sua nuvem de tags. 

Se você escolher a segunda opção que é a recomendada você poderá verificar que ele lhe proporciona adicionar somente as tags que desejar. Ao clicar em editar, irá aparecer a seguinte caixa abaixo da caixa que está trabalhando (configurar marcadores), com a sessão de todos marcadores criados no seu blog (figura abaixo). Nela você poderá marcar somente as tags que você deseja que apareçam na sua nuvem de tags. No meu caso as opções estão todas marcadas.

6: Nesta opção intitulada de 'classificação', você irá escolher o tipo de forma que queira que apareçam as tags, seja pela primeira opção (recomendada) ordem alfabética ou por frequência.

7: Nesta opção encontramos a forma de exibição. Marque a opção Cloud, que é a segunda a ser proposta.

8: Está opção irá depender do usuário  Se você quer que apareça o número de publicações de cada marcador (tag) criado em seu blog, você deixa marcada está opção. Já se você não deseja que apareçam o numero de postagens é só não marcar a opção 8. Depois de tudo organizado, salve seu Gadgets, organize ele no Layout do blog e prontinho, sua nuvem de tags está pronta.

Abaixo você pode conferir como ficou a minha nuvem de tags. Caso deseja criar mais, repita o processo para incluir outras nuvens de tags. A Minha Tag ficou gigante porque tenho vários marcadores, por isso não está completa no print que tirei, mas dá para visualizar bem como que ficou o resultado:



Este Tutorial foi criado por: Angélica Pinheiro Pereira. Copiar é plagio. Saiba dar os devidos créditos a postagens que lhe interessar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário