sábado, 13 de abril de 2013

Educação Digital#14Novas Tecnologias em Informação e Comunicação



NTICs significa Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, conjunto de tecnologias e métodos provenientes da Revolução Informacional, desencadeada entre os anos de 1970 a 1990. As novas tecnologias possibilitam agilizar,digitalizar e veicular em rede o conteúdo comunicacional.

Essas tecnologias formaram a base para o surgimento da “sociedade da informação”. Dentre as tecnologias podemos destacar: câmera de vídeo, webcam, cd e dvd, pendrive, cartões de memória, telefone móvel, TV por assinatura, e-mail, internet, podcasting e o mobile.

São tecnologias associadas à interatividade, e a possibilidade de todos criarem, todos veicularem e todos acessarem. Através da NTIC há a utilização das redes de dados e informação que abrem campo para o envio e recebimento de informações.

O modelo reativo é aquele proposto numa produção unilateral, o interativo permite que todos produzam e interajam. As novas tecnologias encurtam as distâncias geográficas e de alcance de informações entre governos, empresas e pessoas.

Permite uma distribuição instantânea e digital de mensagens pessoal, autoral, comercial e institucional em nível região, nacional e internacional. Permite também o trabalho através de redes. Nesse aspecto qualquer pessoa pode criar e se expressar, formar comunidades e distribuir de forma rápida e praticamente gratuita o seu produto.

Já havia publicado aqui no blog (na coluna de Educação Digital), uma reportagem que falava sobre as novas tecnologias moveis, que estão sendo implantadas nas escolas publicas. Caso você não tenha visto/lido a reportagem ainda, acesse o link, para poder então ler e conhecer mais a respeito do assunto.

Sei que alguns colegas já pesquisam sobre o assunto. Então gostaria não só de compartilhar, mas pedir que estes colegas se comunicassem com o blog a respeito do assunto deixando sua opinião aos leitores e colegas. A favor destes colegas, também estou deixando abaixo, o li link com alguns artigos/textos que encontrei com o tema "Tecnologias Móveis".



Fonte: Abed, Nescon, Logo, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário