terça-feira, 12 de março de 2013

Edu.Digital#6 Linha do Tempo da história na Informática na Educação



“Para Vigotsky, O professor é o mediador da aprendizagem do aluno, facilitando-lhe o domínio e a apropriação dos diferentes instrumentos culturais. Mas, a ação docente somente terá sentido se for realizada no plano da Zona de Desenvolvimento Proximal. Isto é, o professor constitui-se na pessoa mais competente que precisa ajudar o aluno na resolução de problemas que estão fora do seu alcance, desenvolvendo estratégias para que pouco a pouco possa resolvê-las de modo independente.”


Linha do Tempo da história na Informática na Educação


-Década de 50

⇨Primeiro de Janeiro a Era da Informática.

⇨A informática na educação. e algo recente que teve seu inicio na década de 1950, mas era utilizado apenas para armazenarem dados. Com o passar do tempo que ela foi ganhando espaco ate chegar a sala de aula.

-Década de 60
⇨Experiências de engenheiros na área computacional voltadas para a aplicação da informática na educação.

⇨O Ministério da Marinha brasileira tinha interesse em desenvolver um computador com “Know-how” próprio.

-Década de 70 
  • 1970:
⇨UFRGS iniciou experiências com a informática na sala de aula.
  • 1971:
⇨ O Ministério da Marinha, por intermédio do Grupo de Trabalho Especial - GTE - e o Ministério do Planejamento tomaram a decisão de construir um computador para as necessidades navais no Brasil.

⇨Realizou-se um seminário intensivo sobre a utilização dos computadores no ensino de Física na Universidade Federal de São Carlos. Brasil iniciou caminho para informatizar educação., discutindo uso de computadores no ensino de Física (USP/São Carlos) e houve I CONTEGE no Brasil.
  • 1972:
⇨As questões de importações e exportações da informática foram transferidas para CAPRE (Coordenação de Atividades de Processamento Eletrônico), Ligada ao ministério do planejamento.
  • 1973:
⇨UFRGS desenvolveu o software SISCAI com a finalidade de avaliar os alunos de pós-graduação em Educação.
  • 1975:
⇨1 Jan 1975, UNICAMP inicia cooperação técnica com Media LAB LAB do Massachussets Institute of Technology - MIT, criando grupo interdisciplinar para pesquisar uso de computadores com linguagem LOGO na educação de crianças.

⇨1 Feb 1975, Foi produzido o documento "Introducao de Computadores no Ensino do 2o. Grau" financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEM/MEC).
  • 1977:
⇨Primeiro confronto entre Brasil e interesses estrangeiros, pela falta de definição explícita da reserva do mercado em relação aos mini e microcomputadores - IBM e Burroughs.
  • 1979:
⇨As ações da CAPRE foram transferidas para SEI (Secretaria Especial de Informática) ligada ao CSN (Conselho de Segurança Nacional). Esta decisão acarretou inúmeras discussões pelo fato de a CSN estar ligada às opressões da ditadura militar.

⇨A SEI (Secretaria Especial de Informática, efetuou uma proposta viabilizando os recursos computacionais no setor educacional.

⇨Final da década de 70 e começo de 80 – Criação de um grupo interdisciplinar para pesquisar a linguagem LOGO (linguagem de programação).

-Década de 80:
⇨UFRGS iniciou experiências no laboratório para estudos cognitivos, utilizando a linguagem, LOGO como ferramenta de investigação nos processos mentais das crianças.
  • 1980:
⇨A SEI cria uma Comissão Especial de Educação para colher subsídios. Inicia-se o projeto EDUCOM (Educação e Computador), e outros projetos como o FORMAR, PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa).
  • 1981:
⇨Aprovação do documento: Subisidios para implantação do Programa Nacional de Informática na Educação. MEC/SEI/CNPq/FINEP

⇨Criados seminários que dão partida à informática da educação no Brasil: 1981, I Seminário Nacional de Informática na Educação (SEI, MEC, CNPq) - Brasília.
  • 1982:
⇨ II Seminário Nacional de Informática Educativa -Salvador. Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que deu origem ao projeto EDUCOM, com o objetivo de implantar atividades da informática aplicada à Educação no Brasil.

⇨ Novembro/1982 -foi subordinado à Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa - FUNTEVÊ, hoje Fundação Roquette Pinto, cujas atribuições regimentais foram posteriormente reformuladas em março/84, para melhor cumprimento dos requisitos indispensáveis ao desenvolvimento e à coordenação das atividades na área, tendo em vista o interesse da Secretaria Geral do MEC em assumir a coordenação do projeto. Coube ao CENIFOR a responsabilidade pela implementação, coordenação e supervisão técnica do Projeto EDUCOM. Brasília/DF, UNB. Promoção MEC/SEI/CNPq.
  • 1983:
⇨1 Jan 1983, O Secretario de informática baixou a portaria no. 01/83, criando a Comissão Especial de Informática na Educação no. 11/83. Essa comissão propunha orientações básicas para utilizacão das termologias de informática no processo ensino.

⇨1 Mar 1983, Foi criado Projeto EDUCOM (pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar) - Comissao Especial de Informática na Educação.. O aluno e o construtor de sua própria aprendizagem.

⇨Publicação do Comunicado SEI solicitando a apresentação de projetos para a implantação de Cebtros-piloto junto as universidades.

⇨Oficialização dos centros de estudo do Projeto EDUCOM, o qual era composto pelas seguintes instituições:UFPE, UFRJ, UFMG, UFRGS, UNICAMP..

⇨Publicação do documento: Diretrizes para o estabelecimento da Politica de Informática no Setor de Educação, Cultura e Desporto, aprovado pela Comissão de Coordenação Geral do Mec, em 25/10/82
  • 1984:
⇨O Centro de Informática do MEC (CENINFOR) foi reestruturado para assumir a coordenação do projeto EDUCOM e recebeu a responsabilidade de programar-lo, coordená-lo e supervisioná-lo. Assim o MEC assumiu a liderança nesta área, inclusive mantendo o respaldo financeiro necessário para sua operacionalização. Esse projeto sucumbiu devida ás dificuldades emergentes impostas pelos organismos governamentais em decorrência de transições governamentais. Só em 1996 ocorre nova tentativa de reestruturação e implementação do EDUCOM, não mais tendo as ações operacionalizadas mediadas por órgãos dos sistemas educacionais, mas sim pelas próprias universidades.

⇨É aprovada a lei da Informática, a qual impôs restrições ao capital estrangeiro, tornou legal a aliança do Estado com o capital privado nacional. Essa lei tinha uma previsão de 8 anos, tempo estimado para que a indústria nacional alcançasse maturidade, visando à competitividade internacional.

⇨Assinatura do Protocolo de Intenções MEC/SEI/CNPq/FINEP/FUNTEVÊ, para a implantação dos centro-piloto e delegação de compet~encia ao CENIFOR.

⇨Expedição do comunicado SEI/SS nº19, informando subprojetos selecionados: UFRGS, UFRJ, UFMG, UFPe e UNICAMP.
  • 1985:
⇨Faltam recursos humanos capacitados para o sistema de ciência e tecnologia. A partir daí, o governo passou a intensificar os investimentos na área de educação de 1º e 2º graus.

⇨Aprovação do Novo regimento Interno do CENIFOR, Por taria FUNTEVÊ - nº246. de 14/08/85

⇨Aprovação do Plani Setorial: Educação e Informática pelo CONIN/PR.
  • 1986:
⇨Criação do Comitê Assessor de Informática na Educação de 1º e 2º graus. CAIE/SEPS.

⇨Aprovação do Programa de Ação I mediata em Informática na Educação.

⇨Instituição do I Concurso Nacional de "Software" Educacional e da Comissão de Avaliação do Projeto Educom.

⇨Extinção do CAIE/SEPS e criação do CAIE/MEC.

  • 1987:
⇨Criação do Programa Formar Programa (Formação de Recursos Humanos) criado pelo Governo José Sarney mediante o então Ministério da Educação e Cultura, MEC em 1987, como um dos componentes do Plano de Ação Imediata, PAIE (BRASIL, 1996; MORAES, 2003). Contudo, esse programa só conseguiu realizar três cursos de formação de professores: em 1987 e 1989 na Unicamp e em 1991, na Universidade Federal de Goiás, quando já estava em vigência o Programa de Informática na Educação.

⇨Realização da jornada de Trabalho de Informática na educação: Subsídios para poliicas, UFSC, Florianópolis/SC.

⇨Coordenação e Supervisão Técnica do Projeto EDUCOM é transferida para a SEI NF/MEC.

⇨Elaboração do Programa de Ação Imediata em Informática na Educação, o qual teve, como uma das suas principais ações, a criação de dois projetos: Projeto Formar que visava à formação de recursos humanos, e o o Projeto Cied que visava á implantação de centros de informática e Educação.

⇨Implementação do Projeto FORMAR I, Curso de especialização em Informática na Educação, realizado na UNICAMP.

⇨Lançamento do II Concurso Nacional de Software Educacional.

⇨Inicio da Implantação dos CIED.
  • 1988:
⇨Ao final deste ano, a Organização dos Estados Americanos - OEA, através de seu Departamento de Assuntos Educativos, reconhecendo o esforço brasileiro nesta área, convidou o Ministério da Educação a apresentar um projeto de cooperação multinacional envolvendo outros países latino-americanos. Iniciava-se, então, naquela época, a primeira cooperação técnica internacional com o México, financiada pela OEA, para avaliação do projeto de informática educativa na área de educação básica: Projeto COEEBA.

⇨Realização do III Concurso Nacional de Software educacional. 
1988/1989:⇨Implantados 17 CIEDs onde atendiam a alunos e professores de 1o. e 2o. grau e a comunidade em geral e foram irradiadores e multiplicadores da telemática na rede publica de ensino.
  • 1989:
⇨Elaboração de um Projeto Multinacional de Informática Aplicada à Educação Básica, apresentado à OEA em 1989, em Washington, e aprovado para o biênio 90/91, envolvendo a participação de oito países interamericanos. A partir de todas estas iniciativas estava, pois, estabelecida uma sólida base para a criação de um Programa Nacional de Informática na Educação, o que foi efetivado em outubro de 1989, através da Portaria Ministerial n2549/GM.

⇨1 Nov 1989, Foi instituído o Programa Nacional de Informática na Educacao-PRONINFE através da Portaria Ministerial no. 549/89, com o objetivo "desenvolver a informática educativa no Brasil, através de atividades e projetos articulados e convergentes, apoiados em fundamentaçao pedagógica, solida e atualizada, de modo a assegurar a unidade politica, técnica e cientifica imprescindivel ao exito dos esforços e investimentos envolvidos."

⇨Realização do II Curso de Especialização em Informática na Educação - FORMAR II

⇨Instituição do Programa Nacional de Indormática Educativa PRONINFE na Secretaria-Geral do MEC.

⇨Realização da Jornada de Trabalho Luso Latino-Americaba de Informática na Educação, promovida pela OEA e INEP/MEC, PUC/Petrópolis/Rj.

-Década de 90:
  • 1991:
⇨1º plano de ação integrada (PLANINFE) objetivando-se em formar professores.

  • 1990:
⇨Integração de Metas e Objetivos do PRONINFE/MEC no PLANIN/MCT.

⇨Reestruturação ministerial e transfêrencia do PRONINFE para a SENETE/MEC.

⇨Aprovação do Regimento Interno do PRONINFE. (Programa Nacional de Informática na Educação) que foi implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de 1990. Em setembro do mesmo ano, o PRONINFE foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia).

⇨Aprovação do Plano Trienal de Ação Intregrada 1990/1993.

⇨1 Nov 1990, Sociedade Brasileira de Computação - SBC, criou um grupo de interesse especifico na areá de Informática e Educação, iniciando um ciclo de encontros anuais.

⇨14 Nov 1990, Foi realizado no Rio de Janeiro e foi organizado pela COPPE-UFRJ e pelo Departamento da Educação da PUC-RJ, disseminando resultados de pesquisas e experimentos bem sucedidos no Brasil e Mundo.  
  • 1992:
⇨Criação de rubrica específic para ações de informática educativa no orçamento da União.
  • 1993:
⇨1 Jan 1993, Cascavel/PR iniciou o Projeto de Informática na Educação com intuito de oportunizar conhecimento aos alunos.
  • 1995:
⇨Criação do Proinfo, projeto que visava à formação dos NTEs (Núcleos de Tecnologias Educacionais) em todos os estados do País.

⇨A partir de 1995, inicia-se a disciplina de Informática Educacional, passa a integrar os currículos das universidades.

⇨1 Jan 1995, Houve a primeira reforma no Curso de Mestrado da Educação. em função dos trabalhos da EDUCOM. Criou-se a linha de pesquisa Informática na Educação.
  • 1980 à 1995:
O PRONINFE apresentou os seguintes resultados no período de 1980 - 1995: 44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet. 400 subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais, a partir do modelo de planejamento concebido, inicialmente, pelo Projeto EDUCOM/UFRGS (destes, 87 estão no Estado do Rio Grande do Sul). 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. Mais de 10.000 profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado.
  • 1996:
⇨Ao assumir a presidência da República, Fernando Henrique Cardoso colocou como seu ministro de Educação Paulo Renato de Souza, economista e ex-reitor da Unicamp, e procedeu a um processo de reavaliação da política de informática na educação no País que culminou com a extinção do modelo do PRONINFE, substituindo-o pelo modelo do PROINFO.

⇨20 Nov 1996, VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação., de 20 a 22 de novembro, Belo Horizonte, MG.
  • 1997:
⇨É criado o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) – Equipar as escolas públicas para capacitar os professores na área da informática e informatizar as escolas.

⇨Criação dos NTEs (Núcleos de Tecnologia Educacionais)

⇨1 Jan 1997, Projeto Ensino On Line (EOL). Foi uma iniciativa do Governo de São Paulo, o projeto faz parte do Programa "A Escola de Cara Nova na Era da Informática – O computador a serviço da melhoria da qualidade de ensino" serve de apoio didático-pedagógico ao professor, torne a escola mais atrativa para os jovens e promova a pesquisa e integração das escolas através da Internet.

⇨2 Jan 1997, Iniciativa do Governo de São Paulo, serve de apoio didatico-pedagogico ao professor "A Escola de Cara Nova na Era da Informática".

⇨1 Apr 1997, Iniciativa da Secretaria de Educação. a Distancia (SEED/MEC) para introduzir a tecnologia de informática na rede publica de ensino.
  • 1999:
⇨ IV Encontro Nacional de Multiplicadores.

-Década de 2000

⇨ Várias iniciativas começaram a surgir com o incentivo do MEC.

⇨ Regulamentação do EAD no Brasil.

⇨ Foram criados diversos sites Educacionais para facilitar a pesquisa e o estudo.
  • 2002:
O ministro da Educação do governo FHC, Paulo Renato de Souza, extinguiu o PRONINFE criando o projeto PROINFO a qual teve maior incentivo financeiro e é o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

⇨ 12 Nov 2002, XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCACAO (SBIE)

⇨ 2005/07: Projeto um computador por aluno (UCA).

⇨ 28 Nov 2007, XVIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCACAO, NA CIDADE DE SAO PAULO

⇨ 12 Nov 2008, XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação., ocorreu em Fortaleza/CE e foi realizado na Universidade Federal do Ceara com o tema "Tecnologia e Educação. para todos".

⇨ 2010/12: Em 2010, o projeto Um computador por aluno continua. Cenário Atual.


  • Referencial Teórico

APRENDENDO Mathema. Linha do Tempo, Histórico da Educação da Informática no Brasil. Disponível em:<http://aprendendomathema.blogspot.com.br/2012/12/linha-do-tempo-historia-da-informatica.html> Acesso em:09 de março de 2013
ARTIGO. Disponível em:< www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/337_852.pdf> Acesso em:09 de março de 2013

BRITO, Glaucia da Silva. Educação e novas tecnologias: um re-pensar, Curitiba: Ibpex, 2006.

CANTINHO DA PEDAGOGIA - Linha do tempo na Informática da Educação. Disponível em:<http://cantodapedagogia.blogspot.com.br/2009/11/decada-de-60-experiencias-de.html> Acesso em:09 de março de 2013

INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL - Linha do Tempo. Disponível em:<http://www.timetoast.com/timelines/25048> Acesso em:06 de março de 2013

RESTIER Carla. Linha do tempo, história da informatica educativa no Brasil. Disponível em:<http://www.slideshare.net/CarlaRestier/linha-do-tempo-da-histria-da-informtica-educativa-no-brasil> Acesso em:09 de março de 2013

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informatica na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. - 3? edição, São Paulo: Érica, 2001.


P.S: Trabalho realizado na aula do dia 12/03/13. Aqui ele encontra-se com a linha do tempo completa. com todos os dados que não foram postados na apresentação visual em sala de aula.


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