sábado, 25 de agosto de 2012

OFICINA PERMANENTE DE ESCRITA DO CONTO PELA INTERNET


P.S: Recebi um e-mail da minha professora de literatura, e resolvi vir aqui divulga ele a vocês pra quem esteja afim de fazer o curso. Espero que gostem!
OFICINA PERMANENTE DE ESCRITA DO CONTO PELA INTERNET
POR LEONARDO VIEIRA DE ALMEIDA
O escritor e doutor em letras (PUC-Rio) Leonardo Vieira de Almeida mantém sua oficina de contos pela internet. Esta oficina tem por objetivo a análise de contos de diversos autores, tendo em vista o estudo das técnicas e estilos literários. O conto popular, o conto satírico, o conto-ensaio, o conto abstrato, a prosa poética, o fluxo de consciência e outros gêneros são enfocados ao longo dos encontros, todos semanais. Paralelamente ao estudo teórico os alunos desenvolvem seus próprios contos, que são discutidos em profundidade.
Leonardo Vieira de Almeida é escritor, Prof. Dr. de Literatura na UERJ (Faculdade de Formação de Professores) e pesquisador da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. Autor dos livros de contos Os que estão aí (Ibis Libris, 2002), A flor no rosto (Multifoco, 2010) e Veredas do grande conto: a descoberta do sertão em Guimarães Rosa (ensaio, Editora da PUC-Rio em coedição com a Uapê, 2011). Defendeu tese sobre Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e sua relação com a problemática do conto como carta de maioridade da literatura na América. Como pesquisador, desenvolve estudos sobre literatura brasileira, hispano-americana e comparada, atuando principalmente nas seguintes áreas: Guimarães Rosa, literatura do sertanismo, tradição fáustica, transculturação narrativa e neobarroco na América Latina, geografia poética, crônicas de descobrimento da América, identidade cultural na literatura latino-americana, Machado de Assis, tradução e estudo do conto. Vem desenvolvendo pesquisa sobre a ideia de transculturación, como pensada pelo antropólogo cubano Fernando Ortiz – particularmente no livro Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar -, e sua releitura sob a vertente dos estudos literários, empreendida por autores como Ángel Rama, José Lezama Lima e Severo Sarduy. Em 2007, seu ensaio “Natureza e artifício: a voz peregrina em ‘O recado do morro’ ” foi agraciado com o prêmio Otto Lara Resende, concedido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Já ministrou diversas oficinas de criação literária, tendo organizado a antologia de contos O outro lado do sol, publicada pela Editora Ibis Libris, em 2010.
Os interessados devem entrar em contato através do e-mail: 
leonardo38vieira@gmail.com
Endereço do currículo lattes: 
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4711371U5
A cada semana, durante a oficina, são solicitadas tarefas, como, por exemplo, ler e analisar um conto de determinado autor, estudar um texto teórico sobre este gênero. Ao mesmo tempo, é exigido do participante a escrita de um conto, a cada mês, segundo determinado parâmetro. Este texto, por sua vez, é analisado por mim, e encaminhado para o aluno, com o respectivo parecer. Há um endereço eletrônico específico para esta oficina, de modo que possa ocorrer a troca de ideias entre os alunos, seja a análise de contos de outros autores, seja o estudo de contos de sua própria lavra. E, ainda, discute-se de que forma importantes escritores pensaram ou pensam o conto.
Dessa maneira, o aluno poderá adquirir conhecimento sobre as origens históricas do conto e suas distintas modalidades: os contos contidos na Ilíada e na Odisseia (Homero), Metamorfoses (Ovídio), Asno de ouro (Apuleio), Satiricon (Petrônio) e Dom Quixote de la Mancha (Cervantes). Os fabliaux, lais e ballads. O Rahmenerzählung, ou “conto enquadrado”, como em Os contos de Canterbury (Geoffrey Chaucer), As mil e uma noites, Decamerão (Boccaccio), Heptâmeron (Margarida de Navarra) e Noite na taverna (Álvares de Azevedo). Os contos fantásticos, do real maravilhoso, de ficção científica, de horror. O conto-ensaio, filosófico, popular, de fadas e policial. Os patronos do conto contemporâneo (Guy de Maupassant, Anton Tchecov e Katherine Mansfield). Importantes teóricos do conto, como os Irmãos Grimm, Edgar Allan Poe, Vladimir Propp, André Jolles, Alejo Carpentier, Jorge Luis Borges, Horacio Quiroga, Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Flannery O´Connor, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Raimundo Magalhães Júnior, Flávio Moreira da Costa, Charles Kiefer. O conto na atualidade. Todo o material bibliográfico é enviado por intermédio de e-mails.
www.leonardovdealmeida.wordpress.com
inscrições  e-mail: leonardo38vieira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário